1

Gl 6.17: "Desde agora, ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus"

Quando Paulo escreveu aos Gálatas essas palavras, ele demonstrava que não era apenas um mensageiro do Evangelho do Senhor Jesus - ele foi além - demonstrou ser um escravo do Senhor Jesus. Sim, ele podia dizer isso. A palavra grega traduzida por marcas, era usada em referência ao estigma produzido pelo ferro em brasa ou pelo ferrete com que se costumava furar as orelhas dos escravos a fim de identificar a que senhor pertenciam. Os muitos sofrimentos de Paulo serviam para distingui-lo como escravo de Cristo. Ele sofreu apedrejamento junto com Barnabé por pregar a Palavra, e foi dado como morto (At 14.19); foi açoitado com varas por pregar a Verdade que liberta as vidas do pecado e da ação do maligno (At 16.22); na sua carta aos Coríntios ele mostra seu curriculum vitae de ''pregador itinerante '', um exemplo para os dias atuais, onde o estrelismo, a fortuna e a fama são mais importantes, já que nossos ''evangelistas'' não abrem mão do conforto e do caviar (2 Co 11.24-8). Além disso, Paulo tinha um espinho na carne, do qual não mencionou o que era, mas é certo que isso o afligia sempre (2 Co 12.7). Quanto a este espinho, a KJV em português menciona em sua pg 430 ref. 3: "muitas são as conjeturas e especulações acerca da natureza desse espinho na carne, que afligia permanentemente a pessoa do apóstolo e o fazia se sentir fraco e humilhado. Paulo, no entanto, jamais foi claro sobre isso nas Escrituras, nem seus discípulos e amigos. Para Lutero, se tratava das constantes perseguições; especialmente por parte dos judeus, seus próprios irmãos, aos quais Paulo dedicava tanto amos (Rm 9.3). De fato, nos textos hebraicos do AT, o termo espinhos pode significar também inimigos (Nm 33.55; Js 23.13). Por outro lado, esse fora o espinho na carne do próprio Lutero em sua luta pela Reforma. Paulo teve muitos sofrimentos físicos, padeceu de malária (Gl 4.13), doença que muito lhe prejudicara a visão (Gl 4.15) e de fortes enxaquecas. Isso, sem falar de todas as lutas espirituais e psicológicas que um servo de Deus da estatura de Paulo certamente enfrentou. "

Paulo não confiava em si mesmo, sabia que a sua natureza humana é fraca (Gl 4.13,14). No entanto, não esmorecia diante de falsos mestres, diante da apostasia de alguns nem das traições ministeriais, como as de Alexandre, o latoeiro e Demas. Ele persistiu, sofreu pela fé em Cristo Jesus. Hoje vemos muitos supostos apóstolos em rede nacional, em megatemplos...mas será que estes estão dispostos a sofrer como o apóstolo Paulo? Será que estes estão dispostos a se desfazer de seu status, de seu luxo e servir a Cristo sem receber nada em troca? Estes possuem as marcas de Cristo? Resistiriam os novos apóstolos a uma perseguição verdadeira, onde ou nega a Cristo ou morre? Esse foi o fim dos verdadeiros apóstolos e discípulos de Jesus. Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, por não se achar digno de morrer como o Senhor Jesus; Paulo foi decapitado; Tiago, o Maior, foi decapitado; Felipe foi crucificado; Mateus foi traspassado por uma lança; Tiago, o Menor, foi espancado e apedrejado, e teve seu crânio quebrado com golpes de varapaus até morrer; Matias, substituto do iscariotes, foi apedrejado e decapitado em Jerusalém; André foi crucificado em uma cruz que possuia suas extremidades apoiadas no chão em formato de X; Marcos foi arrastado e despedaçado em Alexandria; Judas tadeu foi crucificado; Bartolomeu foi açoitado e crucificado; Tomé foi atravessado por uma lança; Lucas foi pendurado em uma oliveira pelos idólatras gregos; Simão Zelote foi crucificado; João não morreu de morte violenta, mas sofreu torturas, como ser lançado em um tacho de azeite fervendo, saindo ileso pela Providência do Senhor. Como vemos, eles sofreram, são dignos de serem chamados apóstolos. Hoje além de não fazermos um milésimo de % do que eles fizeram, não sofremos nada, pelo contrário, vivemos no luxo, no comodismo. É hora de despertarmos, de verdadeiramente suar a camisa, batalhar em prol do Evangelho do Senhor Jesus, em lágrimas, dores, perseguições. Precisamos de fato voltarmos ao primeiro amor, antes que Ele volte e retribua a cada um de nós segundo o que tivermos feito - se é que temos feito alguma coisa. Hoje a perseguição que se vê não é perseguição. Um irmão não pode fazer uma crítica construtiva ao ministério de outro que o criticado se sente ''ofendido''...vá se converter!!Quem és tu para se sentir perseguido apenas por uma crítica..se alguém exorta ou critica é porque ama, quer o bem, quer ver o criticado aperfeiçoar-se...perseguido foram os apóstolos e discípulos...nós estamos num luxo tremendo e não fazemos nada...infelizmente.

Que o Senhor Jesus nos transforme em ''escravos'' dispostos a morrer por sua causa em qualquer momento.

1 comentários:

  1. Hoje ainda pelo menos por enquanto não sofremos perseguição no Brasil,na Índia,China e oriente Médio, Igrejas e pastores são queimados,pastores tem sido incendiados na India juntamente com seus templos totalmente destruídos, a igreja sofredora.
    você já intercedeu pela igreja sofredora você sabe
    o que NEW WAVE ?é um dia no mundo que várias igrejas simutâneament oram pelas igrejas sofreoras ao mesmo tempo, cada irmão ora por um país deses, vamos orar a gente sendo torturado
    ainda hoje.

Muito obrigado por seu comentário. Que Deus possa, em Cristo Jesus, abençoar sua vida.