0

Ministério Missões e Avivamento Já

Pregador Wallas Saraiva
Auxiliar de Trabalho Assembléia de Deus Ministério do Alto

TEMA: AS TRÊS MORTES DO HOMEM

TEXTOS BIBLICOS:

Hb 9.27:
Ap 3.1:
Ap 20.6:

INTRODUÇÃO

Todos os dias nascem pessoas no mundo inteiro. Expectativas e planos já circundam o ser humano antes mesmo dele nascer. Qual o pai ou a mãe que, mesmo ainda nas primeiras semanas de gestação,  não fazem planos para o filho que há de nascer? Durante as diferentes fases da vida humana, o homem se prepara para se rum bom profissional, planejando detalhadamente cada fase, empenhando-se nos estudos, poupando dinheiro para investir no futuro, planejando constituir família, criar seus filhos e os preparar para uma vida próspera, aposentar e descansar enfim...porém o homem esquece=se de que sua existência na terra um dia acaba, ou seja, a força se esvai de repente, e chega o dia da morte. Porém, não me reterei apenas na temática sobre a morte física do homem, morte esta que todo ser vivo passa, pois acerca do ser humano, existem, a saber, três tipos de morte: a morte física, onde a matéria morre e assim começa a se decompor, onde ocorre a separação do imaterial (espírito e alma) do material (corpo físico); existe também a morte espiritual, onde o homem está morto em seus pecados, apostasia e incredulidade, e por fim, a morte eterna, onde o homem ficará totalmente separado de Deus e em tormentos por toda a eternidade. Muitas religiões afirmam que existe reencarnação, onde o homem vai sendo aperfeiçoado a cada suposta vida que vive, encarnando sucessivamente até chegar a um certo estado de perfeição, mas a Bíblia não diz isto, ela declara enfaticamente que o homem morre uma só vez, vindo depois o juízo (Hebreus 9.27).Então, vejamos sobre cada uma destas de acordo com o que a Palavra de Deus afirma:

1ª. MORTE FÍSICA – segundo a medicina, a morte física sempre tem uma causa – pode ser por infarto, por falência múltipla dos órgãos, cerebral, por envenenamento, sufocamento, sangramento intenso, esmagamento, asfixia, overdose de drogas e muitas outras causas, onde o corpo já não possui mais estímulo ou sensibilidade, e assim, começa a se decompor, apodrecer. Todo ser humano está sujeito a passar pela morte física, pois somos pó e cinza, somos formados do barro (Gn 2.7; 19;), e a ele retornaremos um dia, quando formos levados a sepultura. (Jô 7.9,10; Hb 9.27; Sl 23.4). Jesus passou pela morte física (João 19.33), mas ressuscitou para a Glória de Deus, dando àqueles que nEle crêem como Senhor, Salvador e Deus, a esperança de que um dia seus  corpos, mesmo que estejam mortos fisicamente, sejam ressuscitados como Ele ressuscitou (1 Co 15.20,42-55; 1 Ts 4.14-17; Ap 20.4). Depois da morte física, o homem seguirá ou para a salvação em Cristo ou  para o juízo final, caso tenha rejeitado a Cristo como Salvador. O estado final após a morte é irreversível. Ou o homem é salvo por Cristo em vida, ao abraçar o Evangelho e arrepender-se de seus pecados, confiando em Jesus como Salvador, ou o homem é condenado á perdição eterna por não crer em Jesus nem se arrepender dos pecados. (João 3.16-21; 5.2.-29; Lc 16.19-31; Mt 25.34, 41, 46).

2ª. MORTE ESPIRITUAL – O indivíduo pode estar vivo fisicamente, vivendo normalmente, gozando de saúde e bem estar. Mas ele pode estar morto espiritualmente, sem comunhão alguma com Deus, morto no pecado, na incredulidade, na apostasia da fé, pela dureza do coração e cegado pelo maligno para não enxergar a graça de Deus manifesta em Cristo, podendo até ter nome de vivo, inclusive, de crente, mas estando morto pela letargia e prostituição, depravação espiritual, já que não foi realmente transformado pelo Evangelho, mas é convencido, religioso. (Ap 3.1; Ef 2.1,5-8, 14; Cl 2.13). como vemos, a morte espiritual não acomete apenas os ímpios, incrédulos, mas também pessoas que tem nome de cristão, mas não pratica a Palavra de Deus. Exemplo disto são os falsos mestres e seus seguidores(2 Pe 2.1,2, 14-21) que professam  o cristianismo , mas vivem no pecado, corrompendo-se e corrompendo a outros pelas suas mentiras e testemunho.  A exemplo da Igreja de Sardes, por terem uma vida abastada, com bens materiais e riquezas, são apáticos espiritualmente, descrentes, corroendo a genuína fé evangélica e praticando libertinagem, mentiras, esquecendo-se de que Jesus Cristo “conhece todas as suas obras” e julgará cada uma delas. Na verdade, cegados pelo orgulho religioso, pela insensibilidade espiritual, caminham a passos largos para a perdição eterna, pensando que serão participantes do arrebatamento, no entanto, sem se preparar para este.

3ª. MORTE ETERNA – é o pior estado que o ser humano poderá alcançar. Uma junção da morte física e da espiritual, já que aqueles que forem condenados a perdição eterna, sofrerão danos eternos e irreversíveis, sentindo todo o sofrimento causado pela condenação de não terem dado crédito a Palavra de Deus. Na morte eterna, a saber, a 2ª. Morte descrita na Bíblia, mas que na verdade, é a terceira analisada de uma óptica geral, o individuo sentirá dores jamais sentidas, sem no entanto ter alívio, pois ali o “verme não morre” (Mc 9.44-46;) ; a MORTE ETERNA se destinará aos incrédulos e a todos pecadores que, embora diziam-se quando vivos fisicamente, “crentes”, praticavam a mentira, ous eja, fingiam ser uma coisa e eram outra, roubavam, adulteravam, enganavam os outros, não pagavam podendo pagar, praticando a iniqüidade sem se arrepender no intimo e provar isso em obras . É o destino de Satanás e todos seus seguidores ímpios, devassos, idólatras, falsos religiosos, mentirosos, assassinos, estrupadores, ladrões, traficantes, pedófilos, racistas, falsos profetas(Ap 20.10).  O tormento para seus participantes será eterno, onde sua consciência os lembrará por toda a eternidade de como tiverma oportunidades para se arrependerem e aceitarem a Jesus como Salvador; lembrará de como praticaram o mau sem nenhum arrependimento, sem nenhum temor a Deus. Lá amargarão o terrível prêmio – a separação total e eterna de Deus, por terem rejeitado a Jesus Cristo . Muitos falsos crentes também morrerão eternamente, ao passo que se consideram melhores que outros, donos da verdade sem no entanto praticar a Verdade, pervertidos, por conhecerem a Palavra mas viverem pecando de todas as formas, acreditando que a religião salva...CUIDADO!! reflita mais sobre sua vida, sobre onde seus pés estão indo, sobre o que suas mãos e seu corpo praticam...é tempoo de conversão, e verdadeira conversão requer arrependimento e mudança de vida....permita que o Espírito Santo comece a operar hoje isso em sua vida, para que haja arrependimento e conversão verdadeiros em você...abrace definitivamente Cristo como Senhor de sua vida e Salvador de sua alma.

CONCLUSÃO


            A oportunidade de salvação é possível apenas quando o individuo está vivo, ou seja, vivo fisicamente. Hoje você pode optar se quer, de fato, alcançar a Vida Eterna em Cristo e assim ter direito a Salvação Eterna; mas se você prefere rejeita-lo, está optando por morrer eternamente. Sim, pois se tu partires sem Cristo resta a ti a morte e seguindo esta, o juízo e a condenação eterna. Além disso, Jesus te ama, e quer ressuscita-lo espiritualmente hoje. Sim, ressuscitar você que, embora tenha nome de vivo, estás morto espiritualmente. Aproveite, pois hoje Cristo Jesus pode dar-te vida, e, naquele grande dia, quando ele chamar Sua Noiva, ao soar da trombeta, Ele, só Ele, poderá te ressuscitar, e se estiveres ainda vivo, transformar seu corpo mortal em um corpo incorruptível e levar-te p/junto dEle, para sempre, livrando-o da Morte Eterna (Ap 20.4-6). Ou o homem aceita a Cristo como seu salvador, ou o homem será condenado à perdição eterna preparada para satanás e os anjos caídos, que serão, juntamente com a morte e o inferno, lançados no lago de fogo, separados de Deus para sempre.

0 comentários:

Muito obrigado por seu comentário. Que Deus possa, em Cristo Jesus, abençoar sua vida.