4





Texto bíblico: Tiago 2.1

"Meus irmãos, vocês que creem no nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, nunca tratem as pessoas de modo diferente por causa da aparência delas. Por exemplo, entra na reunião de vocês um homem com anéis de ouro e bem vestido, e entra também outro, pobre e vestindo roupas velhas. Digamos que vocês tratam melhor o que está bem vestido e dizem: Este é o melhor lugar, sente-se aqui, mas dizem ao pobre: Fique de pé ou sente-se aí no chão, perto dos meus pés. Nesse caso vocês estão fazendo diferença entre vocês mesmos e estão se baseando em maus motivos para julgar o valor dos outros. "

Vivemos em um tempo onde o ser humano é valorizado não pelo seu caráter, mas por seus bens e dígitos na conta bancária. Um tempo onde os valores morais e cristãos estão sendo cada dia desvalorizados. Infelizmente não digo isso em relação ao modo que a sociedade não alcançada pelo Evangelho trata os cristãos, mas falo o que tem ocorrido dentro da comunidade cristã em geral. Algo muito ruim, haja vista tem atrapalhado em muito o crescimento do Evangelho em razão da acepção de pessoas. Isso é algo que tem ocorrido em nossos dias. Paulo enfatiza bem sobre isso, e descreve sobre os perigos desta prática preconceituosa. Quando um ministério é formado com base nas Escrituras, jamais este será formado somente por pessoas que tenham uma situação financeira vantajosa sobre os demais irmãos, mas será um ministério formado por homens e mulheres idôneos de caráter, que frutificam de fato os frutos do Espírito Santo. No entanto, quando um líder se afasta da Palavra de Deus, ele tende a se tornar avarento, interesseiro, materialista e passa a preferir ao seu lado homens e mulheres ricos e passa a desprezar os pobres financeiramente, ele, mesmo pensando estar abastado e rico, está pobre, enfermo, frio espiritualmente e nu!

A repreensão de Paulo na Carta a Tiago é atualíssima! Nunca vivemos um tempo onde ministérios pregam somente a tal teologia da prosperidade, bem como pede altas somas ao povo para este ofertar. Esquecem-se de que Jesus Cristo veio ao mundo como um humilde carpinteiro, que não se preocupava em ter, mas em dar ao povo, que não escolhia frequentar os palácios dos reis, mas sim a casa de publicanos, bem como não preferia a companhia de empresários ricos, mas de simples pescadores!

Jesus Cristo nunca fez, e nunca fará acepção de pessoas! Ele ama o rico, mas ama igualmente o pobre! Ele faz cair a chuva sobre o pobre, mas ela cai também sobre o rico! Ele abre portas e multiplica saúde aos ricos, mas sustenta de pé e com vida também ao pobre!

Muitos irmãos e irmãs em Cristo sofrem perseguição nessa área. Existem muitos casos de pastores que, ao chegar na igreja um rico ou um politico, e este se associar como membro da congregação, passa a tratá-lo melhor, dando inclusive cargos ministeriais sem nenhuma direção do Espírito Santo! Fora os casos onde obreiros e obreiras, pobres quanto as finanças, são desprezados e substituídos por obreiros e obreiras que possuem altas somas em suas contas.

Não estou fazendo aqui uma apologia a pobreza, mas sim a igualdade, nesses tempos onde os ensinos de Jesus tem sido desprezado por aqueles que deveriam, no mínimo, ensiná-los. Pastores, ouçam esse recado: DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS! Se Deus sendo criador e sustentador do Universo não faz distinção entre o rico e o pobre, porque então vocês trata o rico melhor do que o pobre?

Uma certa ocasião, ouvi um testemunho verídico mas muito triste de uma irmã que, ao ser abordada por que trocou de congregação, respondeu que foi devido ao preconceito dos líderes, que, ao irem realizar uma visita em seu lar, humilde, caminho íngreme e de terra batida, disseram: "vê se um lugar desse é digno de passarmos?"...mal sabiam que próximo ao caminho, um parente dessa irmã escutava tudo...ao contar a mesma, a irmã decidiu mudar de congregação.

O mundo clama por socorro, mas como pessoas que fazem distinção de pessoas pela classe social e/ou poder aquisitivo poderão levar o Pão da Vida e saciar a humanidade perdida, sendo que muitos (maioria) se encontram nos becos, valados, favelas, campos e periferias das cidades?

Pastores, a Bíblia no versículo 9 do capítulo 2 da Carta a Tiago diz: "mas se vocês tratam as pessoas pela aparência, estão pecando, e a lei os condena como culpados". Não se deixem enganar pela soma financeira, pelo veiculo ou pelo patrimônio que alguém tenha. O mundo e sua aparência passam. A acepção de pessoas gerará sobre vossas vidas dores, condenações e contendas. Sejam sábios. Amem a todos e os trate de igual modo, sem distinção de cor, raça, condição financeira.

Conheço lugares que, outrora, eram conhecidos como verdadeiros pontos de adoração, onde a presença do Altíssimo Deus era abundante, lugares onde o pobre era tratado com igualdade ao rico, todos eram irmãos e irmãs. Mas hoje, infelizmente, estes lugares foram invadidos pela avareza e, agora, parecem cemitérios espirituais, onde apenas existe um amontoado de pessoas.

Jesus Cristo evangelizou Nicodemos, mas também evangelizou prostitutas, publicanos...aprendam com o exemplo do mestre que chamou um coletor de impostos para ser apóstolo, mas também chamou pescadores...

O Brasil precisa acordar como igreja! Abaixo a acepção de pessoas, os cargos eclesiásticos comprados, a influência financeira. Igreja é Igreja, empresa é empresa! Ministério é para os que são chamados por Deus, trabalhados por Ele e depois aprovados. Ministério cristão não é legado de família, nem sociedade empresarial. Se convertam falsos ministros de Mamom!

Precisamos voltar ao Evangelho da Graça, antes que a igreja entre na desgraça = sem graça.

4 comentários:

  1. Anônimo says:

    MEU NOME É GISELA, ACHEI MUITO BOM SEU ARTIGO, ISSO ACONTECE MUITAS VEZES EM MINHA IGREJA, AS PESSOAS TE COMPRIMENTAM DE ACORDO COM O QUE VC ESTA VESTINDO OU DO CARRO QUE VC ANDA OU DA SUA INFLUENCIA NA SOCIEDADE, ISSO ACONTECE MUITO EM IGREJAS GRANDES, AS PESSOAS SE APROXIMAM SOMENTE QUANDO PRECISAM BATER METAS DE EVANLIZAÇÃO OU DE MÃO DE OBRA PARA OS ENCONTROS DAS IGREJAS. SEMPRE ORO POR ESSAS PESSOAS E PEÇO PRA QUE DEUS TIRE AS ESCAMAS DOS OLHOS DELAS E DE A ELAS UM CORAÇÃO SENSIVEL PARA PENSAR ASSIM COMO DEUS, POIS O QUE É INTERESSANTE PRA DEUS É A NOSSA ALMA .

    ABRAÇOS ,

    A PAZ

  1. Anônimo says:

    A paz amados.Meu nome Jose R sou evangelico e obreiro de uma denominação, gostei muito do seu artigo e infelizmente alguns líderes estão distorcendo o evangelho, e o que me chamou a atenção foi seu ultimo parágrafo: certa vez fui chamado pelo meu pastor a pregar uma palavra,pois ele não permitia ninguém subir no altar somente ele.pois sinto um chamado para pregar o evangelho,me sinto preparado para esse chamado e antes da palavra eu lhe pergunto.Posso subir no púlpito? a resposta dele foi,não porque se você subir vai ter gente que vai querer subir também e vai dar confusão,só autorizo meu filho e meu genro:pois ele acha que uma credencial vai leva-los para o céu,e que o ministério é legado da família, no momento me senti descriminado,mas não deixei me abater pela resposta dele, e preguei no meio do salão mesmo assim Deus me usou e o culto foi uma benção.Acho que ele estar idolatrando as pedras.Jeremias 10.3-5 a bíblia nos diz I Pedro 1.16 , sedes Santo porque eu sou santo,e I cor.3.16-17 .pois, sei que Deus é AMOR, MAS também é JUIZ. um abraço.

  1. Gostei muito, mas gostaria que vc falasse também sobre o tratamento de nós negros dentro da igreja, principalmente no que diz respeito à ministração dos louvores. É uma acepção bem velada, mas ocorre. E com relação às pessoas que como eu assumem sua identidade, assumem seu cabelo natural e etc.

  1. realmente existe esse pecado em nosso meio...vou pesquisar sobre o assunto e divulgar...já presenciei esse preconceito contra pregadores negros. Eu sou negro, e tenho autoridade para falar. Parece que alguns ainda estão presos aos seus parentes da época da colonização. Deixando as Escrituras de lado, deixam de lado grandes talentos usados por Deus para dar oportunidades à parentes e à pessoas de aparencia exótica. É tempo de igualdade.

Muito obrigado por seu comentário. Que Deus possa, em Cristo Jesus, abençoar sua vida.