0




Texto bíblico: Gn 32.24-30

Introdução

O homem, como ser social que é, mantém vários relacionamentos, seja  a nivel familiar, sentimental, profissional e mesmo em seu ciclo de amizade. Sendo assim, durante a vida do homem, este é participante de vários encontros, seja com uma pessoa apenas, com um grupo e mesmo com uma multidão. Quando o homem marca um encontro com alguém, este se prepara para que impressione, principalmente se tratante de um encontro com uma pessoa que é muito amada, ou numa entrevista de serviço. Ai o rapaz ou a moça coloca a melhor roupa, o melhor perfume, faz um penteado bonito, tudo para causar impacto e conquistar o objetivo do encontro. Jacó também se preparava para um encontro - com seu irmão Esaú, com o qual, anteriormente, quando ainda habitava na casa de seus pais, havia se desentendido devido ao engano provocado por Jacó e sua mãe, onde Isaque abençoou a Jacó pensando que era Esaú. A Biblia diz que Jacó durante sua vida continuou a errar. Fazia parte de seu curriculo mentira, engano, enfim, como um homem hodierno, buscava tirar vantagem em tudo. Seu caráter era marcado como um homem mentiroso, enganador, suplantador. Mas Jacó tinha promessa de Deus. Como 3º. patriarca, ele, mesmo tendo uma vida torta, era escolhido para ser pai da Nação, o Patriarca das 12 tribos. Agora, após sua trajetória junto à seu sogro Labão e suas mulheres, que eram filhas de Labão, Jacó se tornou próspero, e , sendo assim, iniciou sua peregirnação de volta para sua terra natal. Nesta volta, se reencontraria com seu irmão Esaú, do qual Jacó tomara a primogenitura no passado. No entanto, Jacó estava se preparando para o encontro com seu irmão, mas não imaginava que antes deste, ele se encontraria com Deus no vale de Jaboque. Se prepare, pois hoje há um encontro pessoal entre você e o Deus Todo Poderoso!

1) Antes do encontro, Jacó estava com estigmas

Caráter abalado, consequências do engano (labão também enganou Jacó, e assim, Jacó sentiu o desgosto de ser enganado, algo que ele estava acostumado a praticar, agora, como consequencia, ocorre com ele também)

Antes do encontro com Cristo, o homem está preso à vícios, ao pecado, adultério, drogas, está desacreditado, iludido com a vida terrena que tem por objetivo prazeres e resultados rápidos.

2) Para se encontrar, é preciso passar pelo Vale de Jaboque, ou seja, vencer os desafios

O vale era uma região que circundava o Ribeiro de Jaboque, um afluente do rio Jordão

Qual o vale que você precisa transpor para que sua vida seja transformada?

Tem você força para atravessar o vale ou estás fraco, doente, despreparado?

É no vale que Deus nos prepara para se encontrar com Ele

É preciso estar preparado

3) Peniel - O lugar da mudança

Em Peniel ocorrre uma teofania - Cristo se revela fisicamente antes da sua 1ª. vinda como 100% homem e 100% Deus a jacó

O homem após se encontrar com o Senhor Jesus Cristo tem sua vida transoformada

A luta de Jacó simboliza a necessidade de deixarmos o Poder de Deus prevalecer sobre nossos desejos, sobre nossas fraquezas, sobre nosso orgulho

Jacó é transformado em Israel - aquele que luta com Deus, ou seja, em Cristo tudo se faz novo, o homem tem uma nova chance de viver conforme o projeto traçado por Deus, que é o homem ser um adorador, servo de Deus em Jesus Cristo

4) Pessoas que tiveram um encontro com Deus e foram transformadas

Moisés encontrou com Deus na sarça e se transformou de fugitivo a libertador e Legioslador de Israel

Raabe se encontrou com os espias e teve sua vida e de toda sua família salva - de prostituta,  se tornou uma das matriarcas reais, a saber, de Davi, estando na linhagem genealógica de Jesus Cristo e se encontra na galeria dos heroís da fé (Hb 11.31)

Isaías de escriba de seu tio Uzias, se tornou o profeta Messiânico após seu encontro com Deus numa visão

Pedro, Thiago e João após o encontro com o Mestre Jesus Cristo , de pescadores foram transformado em ganhadores de almas, pescadores de homens

Saulo de Tarso, de perseguidor numero 1 da igreja primitiva, após o encontro com Jesus na estrada para Damasco se tornou em Paulo, o maior missionário depois de Jesus Cristo

5) O homem se encontrará com Cristo

Os alvos serão ressuscitados, transformados e arrebatados para encontrar Cristo Jesus nos ares e viverão na Eternidade com Jesus Cristo

Os perdidos, incrédulos, pecadores, ateus, serão julgados por Jesus por não terem crido, e serão lançados no inferno

É o encontro que você mais deseja?

Este encontro transformará nossas vidas, nossos corpos, nosso ser. Assim como Jacó, precisamos atravessar o Vale de Jaboque, a saber, a nossa vida atual, onde passamos lutas, provas, aflições, mas não podemos desistir - temos de cruzar este vale , esta vida até o fim, para um dia, estarmos preparados para o encontro com o Senhor Jesus!

Conclusão

É preciso lutarmos até o fim, para, como Jacó alcançarmos a promessa - o encontro com Cristo nos Ares. Muitos buscam encontrar o Senhor um dia, mas buscam de sua maneira, sem compromisso com a Palavra, vivendo uma vida de imundícia, pecado, devassidão, imoralidade, adultério, feitiçaria, idolatria, usura, avareza, mas estes, caso não estejam preparados para esse encontro, de fato, se encontrarão com Jesus Cristo, mas não como o Salvador e Rei, mas como Juiz, o qual julgará a todos os provos, tribos, nações e a cada perdido individualmente. Se hoje, você lendo esta mensagem, entende que é hora de se consertar com Deus, esse é o momento - permita que Jesus Cristo, através do Espírito Santo, transforme você num novo ser. 

0 comentários:

Muito obrigado por seu comentário. Que Deus possa, em Cristo Jesus, abençoar sua vida.