Gênesis Cp.37 vv. 5 "Certa vez, José teve um sonho e, quando o contou a seus irmãos, eles passaram a odiá-lo ainda mais"
Gênesis Cp. 41 vv.39 a 44 "Disse pois, o faraó à José: Uma vez que Deus lhe revelou todas essas coisas, não há ninguém tão criterioso e sábio como você. Você terá o comando de meu palácio, e todo o meu povo se sujeitará às suas ordens. Somente em relação ao trono serei maior que você. E o faraó prosseguiu: Entrego a você agora o comando de toda a terra do Egito. Em seguida o faraó tirou do dedo o seu anel-selo e o colocou no dedo de José. Mandou-o vestir linho fino e colocou uma corrente de ouro em seu pescoço. Também o fez subir em sua carruagem real, e a frente os arautos iam gritando: Abram caminho! Assim José foi colocado no comando de toda a terra do Egito. Disse ainda o faraó a José: Eu sou o faraó, mas sem a sua palavra ninguém poderá levantar a mão nem o pé em todo o Egito".
Tremendo ver Deus realizar projetos na vida de alguém, e mais admirável ainda é ver Deus escrevendo esse projeto para abençoar uma nação inteira. Mas isso não seria possível se José não guardasse em seu coração os planos de Deus, bem como se José desobedecesse a Deus, o que significaria que seus sonhos poderiam não dar certo. Mas os sonhos de José eram os sonhos de Deus, e deste modo, Deus permitiu que José passasse por várias etapas, sendo desprezado pelos irmãos, vendido como escravo, servindo a potifar, sendo seduzido, porém sendo aprovado e rejeitando o pecado, e por essa razão sendo caluniado por assédio sexual e tentativa de estupro, preso inocentemente. Mas Deus não permitiu que isso tudo acontecesse sem um propósito. José sonhara que seria exaltado entre seus irmãos. Porém, devemos entender que o sonho de Deus não se realiza do dia para a noite. Há uma construção, como na edificação de um prédio, onde são necessárias várias etapas até o acabamento final. Na vida de José, essa construção foi dura, no entanto, em momento algum questionara ele ao Senhor, ou melhor, reclamou, pois mesmo diante das provações, Deus continuara sendo com ele, mostrando através de sonhos os acontecimentos vindouros. Isso ensina que mesmo diante das mais duras adversidades, não devemos impor limites à nossa fé, aos nossos ideais, aos projetos de Deus em nossas vidas. Por honrar fielmente a Deus e assim atender ao chamado do SEnhor, José foi honrado, foi elevado de escravo prisioneiro à Governador de todo o Egito, que era a potência mundial da época. Como na vida de José, Deus quer escrever nossos sonhos, quer vê-los realizados, no entanto, para isso, o Senhor requer compromisso com Ele, requer crença em seu Filho Jesus Cristo, nosso SEnhor e Salvador. Necessitamos estar a cada dia mais plenos do Espírito Santo para que possamos entender os propósitos de Deus em nossas vidas, bem como discernir se nossos objetivos tem por finalidade a glória de Deus. Em minha vida, já tive diversos sonhos, no entanto, muitos deles foram interrompidos por uma quebra que fiz, por desobedecer a Palavra. Mas hoje, renovado, novamente firmado, permito a Jesus que dirija minha vida, buscando basea-la na Palavra do Senhor, para que assim, os sonhos de Deus se cumpram em minha vida. Obrigado, Senhor Jesus, pois em tudo tu tens sido Fiel para mim. Te amo, Jesus Cristo!!